segunda-feira, 25 de junho de 2012

Envio de mensagem pelo celular aumenta risco de colisão em 23 vezes.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, os jovens são as principais vítimas. Para chamar a atenção desses motoristas, a Abramet divulgou um vídeo que mostra imagens fortes dessa desatenção.

A mensagem digitada no celular enquanto você dirige pode tirar a sua atenção. A campanha da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego alerta para os riscos que essa pratica provoca. Enviar uma mensagem de texto ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidentes.
Um carro a 60 quilômetros por hora percorre 17 metros por segundo. Ao olhar para o celular por apenas dois segundos, o motorista dirige às cegas por 34 metros. “É como se ele tivesse usado bebida alcoólica, a resposta será retardada, será reduzido esse tempo de resposta. E consequentemente, em uma situação de perigo, na frenagem, vai ser respondido tardiamente. Vai ser igual ao acidente”, explica Dirceu Rodrigues Alves Jr, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.
Os jovens são os maiores infratores, segundo a Abramet. “O jovem tem muita facilidade com a tecnologia e eles que tem se acidentado mais. Essa faixa estaria esta entre 18 e 34 anos”, afirma Dirceu.
Segundo os médicos, o nosso cérebro não é capaz de desempenhar várias funções ao mesmo tempo. Quando a gente está dirigindo, algumas regiões do cérebro estão mais ativas, como a da visão, a da memória, noção direita e esquerda. Para mandar uma mensagem de texto no celular, o motorista vai usar cinco regiões do cérebro, sendo que três delas já estão sendo usadas para dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

podem comentar qualquer coisa é so dizer